BASTOSFORUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pode o homem viver sem filosofia?

3 participantes

Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty Pode o homem viver sem filosofia?

Mensagem  reb Qua Mar 12, 2008 4:41 pm

Entrando num campo exclusivamente humano, talvez pudessemos tentar entender pq razão precisamos de pensar, contemplar, especular, tentar compreender o mundo e conhecermo-nos a nós próprios, em vez de, simplesmente "existirmos", como os outros animais...

Pego no dicionário Houaiss. O que é filosofia? tem 2 páginas de definições.Vou só transcrever as 2 primeiras.
1ª definição, de pitágoras (sec. VI a.c.): "amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente da sua própria ignorância"
2ª definição, de platão: "investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a mera opinião irreflectida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis"

Há milhares de anos....e hoje estas definições são actuais. A nossa componente espiritual, o pensamento, a sede de sabedoria...
Será possivel numa sociedade que pretende transformar-nos em números, mais objectos que sujeitos, mais pragmáticos que contemplativos, evitarmos a depressão?
Em minha opinião, uma das causas dessa doença dos nossos tempos vem de termos abdicado de pensar ( desde crianças que o tempo é ocupado sempre em actividades) e de nos termos afastado da natureza. Todos nos entimos mais tranquilos perante uma paisagem, não é? O pensamento flui sem ansiedades...

Escrevam lá sobre isto, tá?

bjos a todos ( os que escrevem, os que nos lêem, e os que nem tempo têm para pensar Smile)

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty filosofia

Mensagem  maggie Qui Mar 13, 2008 2:43 pm

cá vem a psicóloga chatear Very Happy
reb, não concordo com uma coisa q disseste: o pensar traz depressão e talvez mais o pensar q o não pensar...
o pensar traz-nos muitas vezes, incertezas, indecisões, paranóias...o estarmos muito tempo sózinhos e a pensar, pode fazer com q fiquemos paranoicos.
é óbvio q a paisagem nos tras calma, sossego, mas, será q, aguentavamos um mês só a contemplá-la?
penso q entrariamos numa depressão e isolamento profundos!
porém, a ignorância e o n pensar em nada, às vezes, faz-nos "felizes" porque não temos preocupações, somos ocos e n nos apercebemos do mundo q nos rodeia!
claro q, qd existe um embate com esse mundo, a depressão entra em acção...mas n concordo c isso!
deixo aqui esta reflexão!
beijinhos!

maggie
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty pensar...

Mensagem  reb Qui Mar 13, 2008 3:55 pm

Lá volto eu:)
Qdo falo em pensamento, não me refiro a pensamentos paranóicos, tipo voltas e voltas ao umbigo, coisas obsessivas. Falo de um pensamento construtivo, mtas vezes acompanhado da escrita, que é libertador. Refiro-me a encontrar algum sentido na vida, a ter uma filosofia de vida, seja ela qual for. Isso estrutura, enqto o "pensamento doentio" desorganiza e mata a acção. Não defendo que as pessoas devam passar o tempo todo a pensar, de maneira nenhuma, pensar sem agir, leva realmente à depressão....mas parece-me que quem não pensa, não aprende e está sempre "em fuga"....e o problema é que há embates exteriores ,ninguém pode fugir deles. e quem não pensa não se pode reestruturar depois de uma adversidade.
Uma coisa que me preocupa, nas crianças de hoje em dia, é a falta de tempo livre para pensar/sonhar/brincar.
Todos nos lembramos como tinhamos tempo, em pequenos, para brincar ( umas vezes com outros, outras sozinhos). Pela minha parte, sei que foram os dias que passei fechada no quarto a brincar com as bonecas, falando com elas, imaginando viagens e outras coisas, que me fez construir uma vida interior, um porto de abrigo, um lugar onde recolher qdo me canso do exterior. E penso que isso é uma força!
Felizmente, passei a infância numa época em que a única obrigação que tinhamos era ir à escola e estudar, e sobrava-nos imenso tempo para usarmos como quisessemos. Fleizmente, não tive que frequentar ginastica e ballet e natação e música!

Pensar é estimulante!
Ainda que julguemos que quem não pensa é mais feliz, tenho dúvidas sobre isso. Ou então, é como vem na bíblia: "felizes os pobres de espírito, pq é deles o reino dos céus" Smile

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty fases...

Mensagem  reb Seg Mar 17, 2008 7:50 am

Enqto espero pela próxima reunião, venho aqui lançar outro desafio ( às tantas sou só eu que escrevo, né?) Smile

Quem quer comentar isto:

"Há fases de águia e fases de coruja!"

Não digo mais nada, para vos dar espaço Smile

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty Filosofar é intrínseco ao homem

Mensagem  ZiBF Seg Mar 17, 2008 4:30 pm

Ora então vamos lá contribuir para que este forum não seja só da Reb: questionas-te/nos sobre porque razão precisamos “de pensar, contemplar, especular, tentar compreender o mundo e conhecermo-nos a nós próprios, em vez de, simplesmente existirmos, como os outros animais”.
Ora como também dizes e creio que, aparte dos “pobres de espírito”, todos sabemos que pensar, aprender, é estimulante. Pensar é precisamente o que nos distingue dos animais irracionais, porque esses simplesmente existem, né?
Aprender é, desde que nascemos, uma necessidade para sobreviver, em sociedade e não só, porque mesmo que se viva isolado se tem que aprender a conhecer o que nos rodeia para poder comer, dormir, sobreviver. Dessas necessidades de aprendizagem, de conhecimento, ditas básicas, inatas, ligadas ao instinto de sobrevivência, advém um saber curioso interrogante e insaciável. Quanto mais sabemos, mais necessidade temos de conhecimento, de entender a vida e tudo o relacionado com ela, de nos entendermos a nós próprios, de reflectir sobre a possibilidade dos limites da existência.
Porque tanto se o saber humano tem como base a razão, como diz o racionalismo de Kant, como se tem como base o empirismo, a experiência, como dizem os empiristas, filosofar é intrínseco ao homem. Pena é que nem todos têm condições, facilidade, tempo, para pensar, reflectir, aprender. Porque, infelizmente, ainda há seres humanos para quem necessidades básicas como saciar a fome para sobreviver, são a principal prioridade, e a esses não lhes é permitido filosofar. No

ZiBF

Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty continuando...

Mensagem  reb Ter Mar 18, 2008 8:22 am

Finalmente aparece alguém a dar-me luta Smile ...Precisamos de nos estimular uns aos outros, né? Smile

Zib, concordo com o que dizes: a necessidade de conhecimento é inerente ao ser humano. Mesmo aqueles que, ao longo dos tempos e ainda agora, têm que lutar pela sobrevivência e pouco tempo têm para pensar, não deixam de ter uma componente espiritual. A prova é que muitos se agarram a religiões. E o que são as religiões senão isso? Um espaço não-material onde encontram alguma paz interior....a tal fé...
Sabes uma coisa, os meus alunos com pais que vão à igreja e que são católicos parecem ser mais orientados na vida. Talvez pq, para estas famílias, a religião ainda transmite alguns valores, algo em que acreditar...
Já as famílias ditas disfuncionais, em que ninguém acredita em nada, ninguém pensa em nada, não se conversa, geram miúdos sem rumo, sem referências, e que se desorganizam pq não interiorizaram quaisquer princípios. Não sabem o que está certo e o que está errado!
Acho preocupante a falta de "filosofia" em todas as classes sociais. Pais que trabalham 10 horas por dia, desligam-se do mundo à volta e pouco têm pra transmintir aos filhos, a não ser a necessidade de serem melhores que o parceiro do lado....ou seja: o "princípio" da competição.
Fazem falta as aldeias de antigamente, as raízes, a ligação entre gerações, as conversas, as histórias.
Vive-se só o presente e só a acção, não concordas?

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty continuando

Mensagem  maggie Ter Mar 18, 2008 12:03 pm

reb, estás a dizer q eu n te dou luta?é isso?n gostei!
claro q é impossível n pensarmos tendo em conta q somos um animal racional e q é isso q nos distingue dos outros animais...
todos nós pensamos, num certo momento da vida.
aquilo q eu quero dizer, talvez se aplique mais para a minha idade, é q, se pensarmos em demasia...parece q ficamos desorientados, ou então, como os filósofos eremitas e incompreendidos, mesmo nieztsche afirmava q só viria a ser compreendido lá para o ano 2000(e tinha razão).não estou com isto a comparar-me a ele, lol, mas a explicar o meu pensamento: quem pensa de mais e n só em pensamentos paranoicos e obsessivos, como diz a reb, entra em depressão.porque é q os desempregados têm tendência para o alcoolismo?mais do q os empregados?
provavelmente tiveram q ocupar o tp com coisas inúteis porque se viram a pensar em coisas q n sabiam existir...pensar, beber...
porque é q os artistas sempre tiveram algum vício?
havia o ópio, o alcool...e só se inspiravam assim...porquê?
penso q, o ser humano tem q se manter ocupado para se manter saudávelmente são...claro q precisamos de espaço para pensar e aprender mas n em demasia, porque se n tornamo-nos nos famosos "bixos do mato"
quanto às actividades extracurriculares, defendo-as e tenho pena de n ter andado mais no ballet pq quem sabe, isso teria-me lançado mais para o mundo da dança(q eu tanto adoro), mas acho q tem q haver um equílibrio entre o mundo imaginário e o desporto, por exemplo...
depois reb, esses teus alunos se calhar, se tivessem uma ocupação q tivesse a ver com desporto, sentiriam-se mais ocupados e com alguma coisa a q se agarrar...a soltar a raiva...penso eu...
espero ter-me exprimido bem...

maggie
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty dar luta :)

Mensagem  reb Ter Mar 18, 2008 2:17 pm

qdo falei em dar luta referia-me só a isto: ultimamente ninguém tem escrito, e eu sentia-me a debater comigo mesma, o que se estava a tornar pouco estimulante Smile
u need 2 to dance the tango Smile

cá pra mim, qto mais diferentes foram as opiniões mais me estimula os neurónios Smile

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty Tempo para reflexão

Mensagem  ZiBF Ter Mar 18, 2008 3:27 pm

Com sabes, Reb, eu adoro conversar, debater, reflectir, e tenho pena de não te acompanhar na “pedalada” do que escreves aqui, e não estou de acordo com a Maggie de que não se deve pensar em demasia, porque acho que nunca é demais, se é isso que nos apetece, se temos disposição, mas o problema é o tempo e a oportunidade. Porque, como “quase” tudo na vida, para nos dar prazer se deve fazer quando apetece, não por obrigação (mesmo que tenha pena de te deixar a falar sozinha… Wink ). E adoro este fórum, mas não quero sentir que é uma obrigação diária escrever. Chego tarde e cansada a casa, e o primeiro que faço é abrir o computador para ler os mails e o fórum, mas nem sempre tenho “forças” para me pôr a reflectir e escrever, mesmo que os teus desafios sejam aliciantes, e é verdade que são.
E agora gostava que a Tia Colau contasse aqui a sua experiência no Moinho da Asneira, porque pelas fotografias enviadas, o sítio é paradisíaco e deve tê-la inspirado bastante para escrever o livro que tem em mãos. Desafiemo-la, pois, para que conte, não sobre o livro, que esse iremos ler depois, mas sobre a experiência de uma semana sozinha no paraíso, com uma bjeca e um computador Razz . Contemplação da natureza, sensações, pensamentos, reflexões…. drunken

ZiBF

Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty blogando...

Mensagem  reb Qua Mar 19, 2008 1:50 pm

Claro que não pode haver obrigação de "marcar o ponto" todos os dias no blog Smile
O que se passa é que eu sou muito rápida Smile....vou tentar explicar: eu escrevo rapido , digamos que, entre o pensamento e a palavra, vai pouco tempo Smile
A astrologia tem uma explicação para isto, dizia o meu "mestre dos astros" que a minha personalidade é tipicamente gemeniana e que devia ter dificuldade em encontrar interlocutores para a minha necessidade de comunicação. Na escola, qdo é preciso fazer relatórios, pedem-me para alinhavar umas ideias e, depois, uma colega mais compenetrada dá a volta ao texto até à versão final...
Adoro o desafio mental, mas...claro...compreendo que cada um escreva qdo quer e sobre o que quer Smile

Também tenho estado à espera de ler o que a Tia colau tem para contar da sua experiencia solitária no paraíso. Deve ter sido muito bommm!!

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty escrevi este mail outro dia para o meu amigo das caminhadas

Mensagem  Tia Colau Sex Mar 21, 2008 5:49 am

verifiquei que os meus gatos também se deprimem. Porquê?
Os cães eu percebo, porque são muito humanizados e necessitam do carinho e companhia dos donos e o que nós damos não lhes chega...
Mas os gatos... que raio, entram e saiem de casa sempre que querem, quando querem mimo deitam-se em cima de nós e pedem festinhas e nós damos. Têm até lagartixas e ratitos no quintal para caçar... Porquê então aquele ar deprimido, sonolento, triste mesmo?
Acho que sei porquê. É porque não têm necessidade nenhuma, tudo aparece feito. A comida está lá, a água tb, não têm predadores... Não têm necessidades. Humanos sem necessidades pintam, escrevem, fazem música, namoram, fazem tricô, ginástica... ou deprimem também. Os bichos fazem o quê? A meditação constante em que parecem estar pelos vistos não os satisfaz completamente...


Não tive tempo de ler os vossos filosofanços mas achei que tinha a ver Very Happy

Tia Colau

Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty é filosofanços ou filosofansos?

Mensagem  Tia Colau Sex Mar 21, 2008 5:50 am

é filosofanços ou filosofansos?

Tia Colau

Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty Filosofanços

Mensagem  reb Sex Mar 21, 2008 11:48 am

Tia colau, existe um post só para animais Smile

Qto á questão que colocas, penso que os animais tb têm emoções, não é? Nós é que pouco sabemos das emoções deles, e só nos apercebemos disso qdo convivemos com eles.
Nunca convivi com gatos, mas sei que são animais domésticos, tal como os cães, embora com personalidades mtos diferentes. Porque foram domesticados? Provavelmente pq tb precisavam de ser "cuidados" por um dono.
Colegas que têm gatos, dizem-me que são mto temperamentais, ciumentos, vingativos, que fazem "birras" de vários dias se o dono se afasta deles...
A razão que alegas tb me parece possível: demasiado tempo livre e desocupado deprime um pouco ( como dizia aqui a maggie, há dias Smile)

A verdade é que têm "estados de espírito" como nós...

Imagina como se sentirão os animais que vivem fechados em jaulas ou os pássaros nas gaiolas....

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pode o homem viver sem filosofia? Empty Re: Pode o homem viver sem filosofia?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos