BASTOSFORUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

animais...........

Ir para baixo

animais........... Empty animais...........

Mensagem  reb Dom Mar 09, 2008 8:48 am

Tal como a tia colau, tb penso mto no nosso lado animal. Uma das coisas que me deixou a pensar, depois de um livro que li "como nos tornamos aquilo que somos" ( pio de abreu, médico de coimbra), foi o instinto da reprodução.
Em nós, humanos, que descobrimos a contracepção, e que até podemos decidir não ter filhos, é clara a prevalência dos aspectos culturais sobre os instintivos. Mas, sendo dos instintos mais fortes, será que podemos renunciar a ele sem consequências psicológocas? Naõ sei...

Mas apetece-me contar-vos uma coisa que aprendi com a babá:

Em algumas especies de peixes, só os "principais" é que se reproduzem. Ou seja, o macho mais potente fertiliza as fêmeas todas que quer, e fica depois a guardar os ovos. Ora, nesta luta para deixar descendência, há outros machos, menos "tarzans" que se disfarçam de fêmeas para entrar nessa "maternidade" protegida pelo machão. Este deixa-se enganar, julgando que é mais uma fêmea que vem pôr ovos, e o nosso "travesti" entra, esguicha esperma pra cima dos ovos e, das duas uma, ou consegue fugir do outro que se sentiu corno, ou é morto por ele Smile
Prefere morrer mas deixar descendência Smile

Outra que a babá me contou é que há peixes que são machos durante uma parte da vida e depois se tornam fêmeas Smile

afinal há travestis no mar Smile

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

animais........... Empty animais

Mensagem  maggie Dom Mar 09, 2008 2:54 pm

tb aprendi em etologia, no semestre passado, q há um tipo de aranhas em q a fêmea mata o macho depois do coito!
granda mulher!!hehe

maggie
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

animais........... Empty Professores de etologia precisam-se :)

Mensagem  reb Sáb Mar 22, 2008 5:58 am

Alguém conhece pessoas com conhecimentos de etologia? Não me refiro a quem tenha estudado intensivamente uma espécie animal, mas a quem tenha conhecimentos gerais sobre várias espécies e que pudesse entrar no nosso blog e esclarecer-nos as dúvidas.
Vem isto a propósito do texto da tia colau sobre "depressões de gatos" que me deixou a pensar..
Não há dúvida que, qdo começamos a filosofar sobre a nossa espécie humana, acabamos a comparar-nos com os outros animais. O que nos distingue deles é o pensamento, a linguagem, a capacidade de optar, decidir ( será isto a cultura humana?). Mas qdo falamos de outro tipo de inteligência ( a tal inteligência emocional) parece que ficamos mais perto deles, não será?
As pessoas que adoptaram animais surpreendem-se com alguns dos seus comportamentos.
Pela minha parte, a curiosidade começou qdo comecei a conviver com os cães da babá: primeiro o Bingo e depois a Juba. Hoje eu acho que se pode ter uma relação forte com um animal: há comunicação, há entendimento e, sobretudo, há, da parte dos cães ( o que conheço) uma grande afectividade pelo seu dono, o que me leva a compreender aquela frase "um cão dá a vida pelo dono".
Um cão sabe qdo estamos bem ou deprimidos, um cão tem saudades nossas, um cão sabe amar!

Chamamos a isto uma humanização! Talvez seja, não sei como definir.
A propósito, alguém leu o livro do Manuel Alegre: "Cão como nós"?

Uma dúvida que adorava que alguém me esclarecesse é esta: os animais selvagens tb são domesticáveis?
De vez em qdo vejo programas na tv do national geographic sobre animais. Já vi pessoas conviverem com trigres, macacos, golfinhos....até cobras. Em todos, havia uma relação afectiva entre o animal e o seu dono, pelo menos durante a infância.
Já perguntei n vezes à Babá se os animais selvagens tb se podem tornar domésticos, mas nunca percebi mto bem a explicação dela Smile
Acho que ela me falou dos seus genes agressivos e de não serem de "confiança"....enfim, a explicação não me convenceu lá muito Smile

Por isso, faço um apelo: encontrem alguém de Etologia pra nos esclarecer as nossas dúvidas no blog bastos:)


p.s. tia colau, acontece-me agora sempre uma coisa: qdo quero apenas escrever um comentário, clico em post reply...mas, não sei como ,aparece um novo tópico. Explicas-me a razão disto? Gracias

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

animais........... Empty retirado de um site de Etologia

Mensagem  reb Sáb Mar 22, 2008 2:38 pm

Os animais são inteligentes?
A questão mais polêmica na Etologia é a da inteligência animal. Muito impressiona os vários exemplos da versatibilidade no comportamento de animais que parecem produto de alguma forma de raciocínio. Ratos de laboratório são capazes de resolver problemas complicados, gralhas usam gravetos como ferramentas para retirar larvas dos ocos das árvores, pombos conseguem reconhecer e distinguir pinturas de Picasso e de Monet, insetos formam sociedades complexas e bem organizadas, bandos de macacos criam intrincadas redes de interação social, cães fazem truques espantosos, golfinhos mostram-se sensíveis e comunicam-se com humanos por linguagem de sinais. E assim, muitas outras proezas que os documentários sobre a vida animal não se cansam de exibir pela televisão.

Ante essas demonstrações das potencialidades do comportamento animal, não deixa de ser tentador compara-los aos humanos e ver neles, pelo menos nas espécies mais evoluídas, alguns sinais de uma inteligência tipicamente humana. Alguns tendem a ver entre nós e os animais apenas uma diferença quantitativa, de grau ou alcance na inteligência.

Entretanto, uma observação mais atenta revela que a realidade não é bem assim. As realizações humanas nos campos da civilização, da arte, da cultura e da ciência e tecnologia parecem dizer bem alto e claro que a inteligência humana é de uma natureza totalmente distinta da observada no resto do reino animal. É, na verdade, uma diferença qualitativa, baseada em duas características exclusivamente humanas: o pensamento abstrato e a linguagem simbólica.

Há experimentos que indicam que algumas espécies mais evoluídas são capazes de fazer contas e realizar raciocínios simples. Mas nenhuma delas executa um único pensamento abstrato. Esta faculdade intelectual consiste na capacidade de gerar idéias universais e imateriais de realidades que não podem ser vivenciadas diretamente pelos sentidos e que não tem existência material. Tais são os casos dos conceitos de bem, justiça, lealdade e mesmo triangularidade, pelo qual reconhecemos triângulos como triângulos, independentemente de sua cor ou tamanho ou material do qual seja feito. Os animais “inteligentes” identificam cada triângulo que encontram na sua singularidade, como um ser distinto, sem nenhuma propriedade em comum, a não ser uma vaga semelhança..

Graças ao pensamento abstrato podemos exercer um ato reflexivo sobre nossas próprias experiências, o que a psicologia denomina ego e que é uma das manifestações da consciência. Ela faz de nós seres criadores e sujeitos de uma moral, de regras de conduta que extrapolam as leis biológicas da natureza (o impulso sexual e o instinto de autopreservação, por exemplo)

Em sua comunicação, os animais usam apenas sinais materiais concretos (cantos, gestos, pios), como os sinais de trânsito, onde cada um é imutável e tem apenas um significado. Além de usarem sinais, os humanos empregam uma linguagem simbólica, realizada mediante símbolos convencionais (letras que se combinam formando palavras) que exprimem conceitos, além de coisas.

Considerando estas duas características do intelecto humano e aceitando a forma como são definidas, fica claro que os animais – definitivamente – não são inteligentes como nós o somos. Entretanto, há pensadores e cientistas que adotam definições menos restritivas e mais flexíveis para o termo inteligência, de modo que possam ser aplicados aos animais. Dessa forma, essa polêmica ainda está longe de acabar...

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

animais........... Empty cães e gatos

Mensagem  reb Sáb Mar 22, 2008 3:44 pm

ANIMAIS TAMBÉM SOFREM DE ESTRESSE



Não é apenas o ser humano que pode sofrer de estresse. Essa palavra, tão comumente usada nos dias atuais, não é nenhuma novidade no mundo animal.



A introdução de um novo animal na casa pode ser um fator estressante para outro que já viva no ambiente, independente da espécie. A reação pode ser comportamental, com sinais que vão da agressividade à apatia, ou fisiológicos, com vômitos, diarréa ou perda de apetite.



A morte do dono é uma situação extremamente estressante. Muitos animais se recusam a comer por vários dias e perdem o interesse por tudo que os cercam. Há casos em que o animal chega a adoecer e até mesmo morrer, logo após a morte de seu dono. Notamos que esses animais não demonstram reação positiva ao tratamento, nos dando a impressão de total desinteresse por viver.



O transporte é uma das grandes causas de estresse em peixes, aves e répteis, podendo levar à morte muitos animais. Transportar um animal de uma dessas espécies requer cuidados especiais e condições que minimizem o estresse como: temperatura certa e caixas de contenção apropriadas.



Mudanças ambientais também causam estresse nos animais. Nas espécies mais sensíveis como répteis, peixes e aves, alterações bruscas na temperatura, mudança na alimentação ou local onde o animal viva, são fatores estressantes.



Em cães e gatos, a ausência do dono, diminuição do tempo ou frequência dos passeios, mudança de um empregado da casa, obras ou reformas ou situações em que o dono passa menos horas com o animal, podem causar estresse.



Na maioria dos casos, retirando-se a causa do estresse, o animal volta à sua vida normal. O estresse não é uma "doença" nos animais, mas um estado bastante comum. Ele pode sim gerar queda de resistência no organismo e levar a uma doença.



O estresse não pode servir de diagnóstico antes de eliminarmos todas as outras prováveis causas que levem a mudanças no comportamento e fisiologia. Nem todo o animal que está "diferente", está estressado. Ele pode estar doente...


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
silvia.parisi@vidadecao.com.br

VIDA DE CÃO

Voltar ao Início da Página

Voltar ao Índice - Estresse

Tivemos visitas, nesta página.



Page Information
1 year ago [history]
View page source
You're not logged in
No tags yet learn more
Wiki Information
Show all pages
Notification settings
Contact wiki owner
Recent PBwiki Blog Posts

Enjoy telling folks about PBwiki? Why not make it your job?
To Sell Your Story, Be The Story
PBwiki is heading to the NBA All-Star Game!
PBwiki Preview: The improved editor in PBwiki 2.0



Create your own educational wiki!Support CommunityPublic, not yet premium Privacy Policy RSS

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

animais........... Empty a inteligência animal

Mensagem  reb Ter Mar 25, 2008 8:25 am

Por sugestão da Babá, comprei a National Geographic de Março. Tem um artigo intitulado "Mentes brilhantes" que relata vários estudos feitos com todo o tipo de animais, e demonstra que, não só os primatas, mas tb aves e golfinhos possuem uma inteligência que nos deixa estupefactos. Se não quiserem comprar a revista, pesquisem ,no gooogle, as descobertas de Irene Pepperberg com o seu papagaio Alex.

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

animais........... Empty Re: animais...........

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos