BASTOSFORUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Altruísmo.....

3 participantes

Ir para baixo

Altruísmo..... Empty Altruísmo.....

Mensagem  Tia Colau Sex Mar 07, 2008 11:43 am

O que é o altruísmo? É invenção do homem? Ou os animais também têm? existe em todas as culturas? É uma das coisas que distingue o homem dos outros seres? Nasce-se altruísta?
Entretenham-se que eu vou de férias sem net uma semana Very Happy cheers geek

Tia Colau

Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty altruísmo

Mensagem  reb Sex Mar 07, 2008 2:32 pm

Primeiro há que definir o conceito, não?

É que o que nós chamamos de altruísmo tem uma carga mto humana!

Mas, de um ponto de vista mais primário, todos os animais que vivem "em sociedade" são altruístas, uma vez que defendem o grupo a que pertencem. Nesse sentido, e com outro nome científico, todos os animais sociais têm genes altruístas ( nem que seja pela simples razão de que sozinhos não sobrevivem)
A propósito, viram aquele filme maravilhoso que era a "Marcha dos pinguins?"

Boas férias, sortuda! Smile

Eu amanhã estarei a desfilar em lisboa com 70 000 colegas. Sei que me vou comover muito e encontrar forças para continuar sempre a acreditar que a verdade é mais poderosa que as mentiras! I´ll go on standing up for my rights....and I´m glad I´m not the only one Smile

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty altruísmo

Mensagem  reb Sex Mar 07, 2008 4:33 pm

O altuísmo, tal como o definimos, pertence ao conjunto de valores pelos quais os homens se regem para viver em sociedade. Quando se começaram a "construir" valores? penso que desde sempre. O homem das cavernas se caçava um javali, dividia-o com os restantes elementos da sua tribo. É uma caracterisitica de viver em sociedade, e que vai evoluindo com os tempos. Se é intrínseco/ genético? Não sei, mas sei que há aptidão para aprender, desde mto cedo. E não tenho duvidas que os animais mais evoluidos têm essa capacidade de "pensar" no outro, pq são sociais como nós e precisam da matilha, bando, alcateia, etc, pra sobreviver. Por cada um que morre ou é atacado, todos ficam mais fragilizados...

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty conchas e autismos...

Mensagem  reb Dom Mar 09, 2008 8:00 am

Estava ainda a pensar neste tema. Tentei lembrar-me de animais mto primários. A babá é que sabe disto, mas ela não tem pachorra pra foruns Smile
Pensei nos animais que vivem dentro de uma concha. Esses, realmente desconhecem o altruismo. Naõ sei como se reproduzem mas devem ser hermafroditas.
Depois pensei em humanos com deficiência na área da comunicação e lembrei-me dos autistas. Para esses, também não deve existir a noção do "outro", pq não existe a noção do "eu" ( apesar de tudo, há níveis de deficiência e há evolução em alguns casos menos severos).

Os bebés humanos nascem completamente dependentes, não se distinguem da mãe ou da pessoa que lhes presta cuidados. Mas naquela enorme imaturidade, já têm aptidão pra comunicar. Choram e sorriem. Por volta dos 2 anos já dizem: "eu", já brincam, já sabem que alguns brinquedos lhes pertencem e outros não. As normas sociais vão entrando, pela educação, pela observação dos outros. Somos nós que os socializamos, mas isos só é possivel pq eles nascem com aptidões cognitivas para aprender.
O altruismo é um dos valores que se aprendem em todas a culturas, não tenho dúvidas. O altruismo é o contraponto do egoísmo e os dois são caracterisiticas de animais sociais. As doses entre ambos é que dependem de muitos factores ( pessoais e do meio). Mas sem esses "valores", não se sobrevive, ou então, trata-se de algum tipo de deficiencia no contacto com o "outro", e essas pessoas ficam toda a vida dependentes de cuidados de outros, como se ficassem sempre crianças.

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty altruismo

Mensagem  maggie Dom Mar 09, 2008 2:51 pm

quanto a marcha dos pinguis, já vi o filme 2 vezes e achei lindissimo mas há aí um erro: eles n interagem pura e simplesmente por altruismo, interagem pra fazer com q a espécie sobreviva e para ajudar as crias a sobreviverem!alias, tal cm todas as sociedades humanas/não humanas.
claro q qd nascemos temos aptidões cognitivas q nos ajudam a socializar no meio em q vivemos, começamos por observar a nossa mãe, a sorrir para ela e depois para os outros seres humanos...
mas de onde vem isso?
nosso primeiro objectivo, ainda q muito animalesco: reproduzir e continuar com a especie; os outros, o ser feliz, etc...são aprendidos e adquiridos na sociedade e ao longo da vida, quando essas normas sociais são interiorizadas...
por isso, será q existe mesmo altruismo ou somos todos uma cambada de egoístas q só querem sobreviver? Razz

maggie
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty ALTRUÍSMO

Mensagem  reb Dom Mar 09, 2008 4:15 pm

maggie, tens razão qdo dizes que a interacção tem o intuito da sobrevivencia da espécie, mas por isso é que eu dizia que deveríamos definir o conceito de altruísmo. O altruismo, como "valor", como "princípio" só pode existir nos humanos que constroem quadros de valores para viverem em sociedade: ou seja definem o que está certo e o que está errado. Mas a interacção com o outro existe nos animais mais evoluidos e essas manifestações têm semelhanças com aquilo a que chamamos "altruismo", só não podem ter esse nome pq não têm uma representação mental, são apenas instintivas.
Isso pode-nos levar a pensar que um ser humano que vivesse na selva ( lembras-te do bom selvagem), desprovido de educação/socialização, seguramente socializaria com outros animais, mas se te lembras da história, o cientista que o tentou educar falhou nos seus objectivos, pq a aprendizagem essencial se faz nos 1ºs anos de vida, e ele já não conseguiu adaptar-se aos nossos valores e fugiu pra selva...
Resumindo, nascemos com potencial pra aprender, mas temos que ser ensinados!
E...o nosso altruismo é diferente do dos animais sociais, pq nós construimos um conjunto de valores pra viver em sociedade, e esses valores mudam de época pra época e de cultura pra cultura. Na nossa cultura é errado matar e noutras não é!!! Os animais têm os seus "valores" mas não os constroem, nem penso que os tenham que aprender (terão?), estão registados nos seus genes e por isso são apenas instintos ( mas não há dúvida que têm tb regras sociais, respeitam o seu chefe, etc, e se algum transgride, é morto)

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty o menino selvagem

Mensagem  reb Seg Mar 10, 2008 7:59 am

enganei-me: não é o "bom selvagem" do rousseau, é o "menino selvagem" ( aquele que foi apanhado na selva por um cientista que lhe tentou ensinar normas sociais). Ao que parece, aprendeu a falar, a comer com talheres e outras coisas....mas um dia fugiu prá selva Smile

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty o menino selvagem

Mensagem  maggie Seg Mar 10, 2008 12:22 pm

eu estou sempre a ver esse filme nas aulas, lol
mas voltamos ao mesmo entao, o rapaz só n sobreviveu pq n viveu durante toda a sua vida em sociedade (só em sociedade é q o homem sobrevive, se desenvolve fisica e cognitivamente, com a "ajuda" dos seus próximos, com a sua interacção social)
tb vi um filme com outros exemplos: um menino q vivia com cães e ficou a portar-se exactamente como eles, conseguiu adquirir algumas cognições e palavras mas nunca chegou ao desenvolvimento normal.
por isso esse altruismo não é mesmo altruismo, é um egoísmo global, de espécie e de continuação da sua sobrevivência...
egoísmo global que, segundo a ética, é considerado por altruísmo e pelas normas sociais, é mais bonito dizê-lo...o q n tem nd de mau mas tb temos de perceber pq é q isso realmente acontece!
desenvolvimento cognitivo: períodos críticos para esse desenvolvimento na sociedade em q o ser humano se insere...

maggie
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty altruísmo.....

Mensagem  reb Seg Mar 10, 2008 3:12 pm

lol, eu e a maggie, não só andamos a falar sobre estas coisas, como ainda escrevemos aqui. E, como não está cá a tia colau ,e a zib não gosta mto deste tema, prometo que não volto a falar disto ( embora o assunto me apaixone:))

ética: conjunto de valores aprendidos em sociedade e, alguns, consignados nas leis ( feitas pelos homens)
Já os mandamentos falavam disso: não matarás! não roubarás! Honra pai e mãe! etc..

sim, só os adquirimos pq os aprendemos, e só os aprendemos pq temos um cérebro capaz de os assimilar, certo?

eu bem posso dizer à juba pra não atacar outras cadelas, e ela obedece-me pq sabe que me zango, mas o instinto dela leva-a afastar do seu território outras fêmeas ( isto, segundo a babá, pq ela é uma fêmea alfa)

Agora nós, humanos, homo sapiens sapiens, o que é que é o nosso instinto e o que é que é cultural? Somos geneticamente só "egoistas", programados pra sobreviver em sociedade e nos reproduzirmos?
se assim fosse, não conseguiriamos aprender os "valores sociais"...
A cultura torna-se tb genética? Isto é, é mais fácil hoje em dia não matar do que era há 1000 anos?
Esta é a pergunta que eu gostava de ver respondida. Se o físico se adapta, o resto permanece igual?

sim , altruísmo é um conceito inventado pelo homem, como todos os conceitos ( tem a ver com linguagem e pensamento). Regemo-nos por "princípios" e os que não os adquirem são desadaptados ou, em casos de doença, psicopatas.
Mas, este conceito, tão elaborado nos humanos, se abastrairmos que é cultural e observarmos alguns comportamentos animais, verificamos que há gestos de verdadeira "cumplicidade", "altruismo" em algumas espécies...
O que me leva a colocar outra questão: somos "egoístas" e tornamo-nos culturalmente "altruístas"? ou nascemos com as 2 faces da mesma moeda: o "amor-próprio" e o "amor ao próximo" ?'

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty hierarquias

Mensagem  reb Seg Mar 10, 2008 3:59 pm

dizia-me a maggie que sempre houve hierarquias. As "regras sociais", próprias da vida em sociedade ,levam-nos a respeitar o nosso estatuto e o dos outros nessa hierarquia. Nesse aspecto, somos como os outros animais, mas a nossa evolução tem-nos permitido desafiar os superiores hierárquicos e subir ou descer de posto na pirâmide Smile

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty Altruismo

Mensagem  ZiBF Ter Mar 11, 2008 4:01 pm

O altruísmo, para o cristianismo, é uma virtude para compensar a tendência natural a olhar antes para si próprio do que para os outros (o egoísmo).
O altruísmo, segundo a biologia evolucionista, é um padrão do comportamento animal, para garantir a continuidade do código genético.
Para Darwin, o comportamento altruísta é útil, porque aumenta a eficácia reprodutiva da espécie. Só evolucionam as espécies que são capazes de “vulnerar” as restantes, as que logram sobreviver quando se impõem pela luta, e a luta é uma força determinante no progresso e na evolução das espécies. Não lutam os animais pela fêmea mais adequada para a reprodução? Não lutam os animais para alimentar as crias? Mas além da luta mútua entre as espécies, também existe a ajuda mútua, o altruísmo, entre elas. Quase todas as espécies formam clãs que se protegem, que protegem e alimentam as crias, etc..
Nos humanos, o altruísmo, que começa na atracção sexual e se vai ampliando em todas as relações de conveniência, que é preciso estabelecer para que funcione uma sociedade, é uma forma de ser recompensado pelo “outro” ou por algum membro do grupo. Mas essa necessidade de se sentir aceite pelo grupo, o desejo de participar nele, obtendo então um benefício, não é também egoísmo?
Não entrando em correntes filosóficas, o conceito mais corrente de altruísmo é a tendência a ajudar os outros, colocando o benefício dos outros antes do nosso próprio benefício, não é?
Mas o altruísmo tem realmente lugar na evolução humana, ou isso é o que queremos crer? Existem genes egoístas e genes altruístas?
Andei a investigar e … fiquem sabendo que uma equipe de cientistas norte americanos, publicou na revista “Nature Neuroscience”, ter identificado, por meio de scaners cerebrais, a zona do cérebro que prediz se seremos altruístas ou egoístas, uma zona chamada “sulcus posterior superior temporal”, que garantem estar relacionada com o altruísmo. Segundo estes cientistas, os scaners mostraram que o aumento da actividade do “sulcus” prediz, "vigorosamente”, a probabilidade de que uma pessoa seja altruísta. Os resultados indicam que a conduta altruísta poderia originar-se na forma como as pessoas percebem o mundo, mais do que na forma como actuam nele. E que o estudo destes processos cerebrais poderia ajudar a entender disfunções como o autismo ou a esquizofrenia, onde existe um défice de capacidade do indivíduo perceber o próximo.

Então o altruísmo é genético? bom
Então Darwin tinha razão e é uma necessidade de evolução das espécies! confused
E o papel da sociedade? Fica para outra “maluquice Bastos”. Sleep

ZiBF

Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty ALTRUÍSMO

Mensagem  reb Qua Mar 12, 2008 8:17 am

Zib, escreveste um belo texto que sintetiza tudo o que temos vindo a debater sobre este tema. Realmente, existe o conceito "cultural" ou "religioso" ou "filosófico", e existe o "conceito genético" que só podemos compreender nos humanos se observarmos e estudarmos o comportamento de outros animais( os tais que vivem em clãs).
Ontem, num jantar cá em casa, voltámos a falar do tema. Havia a perspectiva biológica e a psicológica. A mim parece-me que as duas estão intimamente ligadas e por isso é tão dificil saber onde começa uma e acaba a outra.
Dizia a babá que não há dúvida que os factores culturais passam a ter um registo genético: tal como já não temos cauda mas apenas o coccix no lugar dela, nem caninos afiados pra rasgar carne, tb não temos os instintos de sobrevivência/ agressividade como tinham os nossos antepassados.
A propósito do "altruismo animal", a bábá disse tb que há animais (femeas) que adoptam crias de outras espécies e as amamentam sem qq problema. Isto parece estar para além do instinto de sobrevivencia da espécie.

A maggie, falava da impossibilidade de separar o altruismo do egoismo, uma vez que, ao fazermos bem aos outros, estamos a fazer bem a nós próprios. Lembrava os voluntariados e outras acções de ajuda ao próximo que tanto gratificam quem os pratica ( vemos até celebridades dedicarem-se a apoiar causas em países de 3º mundo). Nada gratifica mais o ser humano do que poder ser útil ao próximo, e isso, sem dúvida, faz bem ao ego. Por isso, sem preconceitos, somos esgoistas e altruistas e quem não tem noção do outro é autista, como tu dizes.
Naõ me admira que os americanos já tenham descoberto a zona do cerebro onde estão os nossos genes altruistas Smile
se nós pensamos nisso, imagina aqueles investigadores que não fazem outra coisa Smile

Somos uma família muito interessante, não há dúvida Smile
Puxamos uns pelos outros e gostamos de pensar em conjunto Smile

Vou para uma reunião agora
bjs

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty "o gene egoísta"

Mensagem  maggie Qua Mar 12, 2008 2:25 pm

a propósito deste tema de genes altruístas e genes egoístas, aconselho-vos a ler este livro, q se chama "o gene egoísta", não me lembro ao certo do nome do autor mas os meus professores nas aulas focam muito este livro e o essencial dele é exactamente isto q temos vindo a falar: o altruísmo não é mais do q um conceito bonito elaborado com a evoluçao e construção das sociedades para aquilo q é egoísmo.
nota: este egoísmo não é no sentido prejorativo (esta grande polémica penso q se centra aqui).as pessoas têm medo de se auto-titular de "egoístas" porque vai contra o q a sociedade em q estão inseridas aceita, porque foram implementadas novas regras, necessárias à sobrevivência em sociedade (mais uma vez, regressamos à sobrevivência).
reb, na minha perspectiva mais psicológica q biológica (Apesar de defender q as duas não vivem uma sem a outra), considero q o altruísmo n passa para os genes mas sim q aprendemos esse conceito pela observação e imitação dos nossos modelos, coisa q acontece desde o momento em q nascemos e por isso, parece q já estão dentro de nós.
aquilo q muda e evolui é a sociedade, os genes modificam-se pq há características q se tornam inúteis como o tal coccix, os cisos, etc...
de resto, penso q somos todos egoístas e altruístas ao mesmo tempo.ninguém faz nada pelos outros sem pensar q n vai receber em troca (por muito inconsciente q isso possa ser).
o egoísmo e o altruísmo são quase sinónimos e n opostos cm costumam ser considerados, estão ligados e interagem constantemente!
beijinhos:)

maggie
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty o genes egoísta

Mensagem  reb Qua Mar 12, 2008 4:15 pm

maggie, concordo com tudo o que dizes. Estamos a falar de conceitos e a bipolarizá-los. Entre o egoísmo puro e o altruísmo puro ( meras definições) existe todo o leque de graduações em que se situam o comum dos mortais. Damos e recebemos, permanentemente, ao interagirmos com os nosso pares.
É mais difícil observar isto em humanos, pq o nosso psiquismo é mto complexo, o que torna tudo mais subjectivo. Mas que nome darias à tal cadela que alimenta gatinhos bebés? Uma cadela "altruísta"? Smile.
Que iinstinto está presente nesse acto? O da sobrevivencia da espécie? não... O da protecção das crias, mesmo que sejam de outras espécies? Alguma confusão? Pensa que está a alimentar filhos? Duvido...

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty altruismo

Mensagem  maggie Qui Mar 13, 2008 2:37 pm

no caso da cadela, não vou dizer q n existe excepções à regra, é obvio q existem.
mas, nesse caso e mesmo no caso do menino q vivia com os cães e eles ajudavam-no (aquele q ficou a portar-se como eles), penso q talvez exista algum tipo de instinto para proteger o mais fraco, uma certa pena?
não sei, essa parte é difícil de explicar...
mas como é óbvio, todos nós e todas as espécies precisam de carinho para viver, mimo, etc...
se não encontram na sua especie, vão procurar noutra especie

maggie
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty altruísmo

Mensagem  reb Qui Mar 13, 2008 5:01 pm

Sabes o que acho, maggie? Que pouco sabemos tb sobre animais. Sim, os estudantes de etologia devem descobrir coisas incríveis e inesperadas no comportamento de alguns animais. Não me parece que seja tudo tão linear, tão dentro só da programação genética...
Em relação aos cães, sabemos que têm "personalidades" mto diferentes uns dos outros e que o contacto com humanos os torna francamente "parecidos" connosco...

reb

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty altruísmo

Mensagem  maggie Ter Mar 18, 2008 11:47 am

mas eu n acho q os comportamentos animais venham somente da genetica, acho q ha um duo entre sociedade e genetica mas, hj em dia, as pessoas têm tendência a esquecer a parte genética e animal no ser humano e a centrarem-se só no social, por isso é q quis frizar a genética, para não nos esquecermos q ela influencia e muito, o nosso comportamento!

maggie
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Altruísmo..... Empty Re: Altruísmo.....

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos