BASTOSFORUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Textos de filósofos chineses by reb

Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Textos de filósofos chineses by reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:40 pm

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008
caros co-bastos Smile

Chegar a casa, ir ao blog e não ter nada de novo para ler é uma decepção Smile
Se não temos mais nada a acrescentar sobre a "nossa luta interna" entre genes e cultura, talvez nos pudessemos virar para outros temas Smile
Sabem o que eu gostava mto de ler aqui? Textos de filósofos chineses. Alguém conhece alguma coisa do Confúcio ou de outros?
Poderíamos interpretar!
É tão bom "voar" com textos bonitos...
A zib tb gosta Smile

reb

Publicada por reb em Quarta-feira, Fevereiro 27, 2008

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da Zib

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:41 pm

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008
Frases de CONFUCIO & outros autores

Já que a Reb me picou e eu adoro reptos (e não a quero decepcionar :-)), começo por ilustrar um novo tema: Frases de Confúcio & outros autores.
Ao tentar recolher frases de Confúcio, encontrei outras que também me pareceram interessantes para comentar, por isso aqui vão. Espero que todos comentem pelo menos alguma!

Confucio
551 AC-478 AC. Filósofo chinês

- Exige muito a ti próprio e espera pouco dos outros. Assim pouparás desgostos.

- Saber que se sabe o que se sabe e que não se sabe o que não se sabe, isso é o verdadeiro saber.

- Deves ter sempre a cabeça fria, quente o coração e comprida a mão.

- Cada coisa tem a sua própria beleza, mas nem todos a podem ver.

- Perguntas-me porque compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter alguma coisa por que viver.


Outros autores:

Há que ouvir a cabeça, mas deixar falar o coração.
Marguerite Yourcenar (1903-1987) Escritora francesa.


Um coração é uma riqueza que não se vende nem se compra, mas que se oferece.
Gustave Flaubert (1821-1880) Escritor francés.


O ignorante afirma, o sábio duvida e reflecte.
Aristóteles (384 AC-322 AC) Filósofo grego.


Vale mais fazer e arrepender-se, que não fazer e arrepender-se.
Nicolás Maquiavelo (1469-1527) Historiador, político e teórico italiano.


A liberdade é incompatível com o amor. Um amante é sempre um escravo.
Germaine de Staël (1766-1817) Escritora e intelectual francesa.


Só se nos outorgará a liberdade exterior na medida exacta em que tivermos sabido, num momento determinado, desenvolver a nossa liberdade interior.
Mahatma Gandhi (1869-1948) Político e pensador indiano.


Quando se começa a viver seriamente por dentro, começa-se a viver mais singelamente por fora.
Ernest Hemingway (1896-1961) Escritor norte americano.


Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a electricidade e a energia atómica: a vontade.
Albert Einstein (1879-1955) Científico norte americano de origen alemão.

Força, pessoal!

Publicada por ZIB em Quarta-feira, Fevereiro 27, 2008

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da Zib

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:42 pm

"Saber que se sabe o que se sabe e que não se sabe o que não se sabe, isso é o verdadeiro saber". Confucio

Começo por esta frase porque a acho tão óbvia e verdadeira que mereceu a minha atenção. Porque para mim o saber é um desafio, porque “sei que nada sei”. Porque como disse Aristóteles, “O ignorante afirma, o sábio duvida e reflecte". Porque por isso gosto deste fórum, porque gosto de me expressar e aprender com o que vocês expressam. Porque por isso devoro livros e procuro ver filmes que façam pensar. Porque aprender, para mim é um repto, muito mais constante e intenso à medida que envelheço, ou melhor, que amadureço. Porque penso que a beleza da maturidade, quando as rugas começam a murchar a beleza exterior, é o que nos vai dando forças para continuar. Porque quando o “ninho” fica vazio e a nossa vida muda tão radicalmente, começamos a precisar de outros incentivos, de outras vivências, de abrir novos horizontes, de alcançar novas metas. E é aí que começa a minha “avidez” de conhecimento, porque, como diz o ditado, “o saber não ocupa lugar”, mas ocupa o meu tempo livre e a minha mente.
E até gostava de voltar à universidade. Mas… e embora Maquiavelo diga que “Vale mais fazer e arrepender-se, que não fazer e arrepender-se”, a memória já fraqueja (fdp da idade), e a ter que trabalhar… talvez quando chegar a reforma me anime e faça como a Avó Clarinha e me inscreva na Universidade para a terceira idade. Oxalá chegue lá tão bem como ela, porque ainda faltam uns aninhos :-)
Mas não me esqueço do que disse Einstein: “Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a electricidade e a energia atómica: a vontade“.

Espero amanhã poder ver mais comentários, co-Bastos bloguistas!

27 de Fevereiro de 2008 15:04

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da tia colau

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:43 pm

Pois é, parece que é mais isso que faz com que as mulheres na menopausa tenham uma necessidade de outras coisas. Eu acho que não é tanto pela modificação do ambiente hormonal mas sim pela modificação do que nos rodeia e do amadurecimento. Passamos a ter tempo livre sozinhas e já não o usamos a pensar num tal de homem qualquer. E aí é preciso preencher o tempo com coisas que nos dêem prazer sem darem confusão. E aprender é uma dessas coisas. Não requer o desafio dos relacionamentos com outras pessoas. Para paixões já não há nem paciência nem feromonas, para relações mais softs também não há paciência, pelo menos para mim, porque isso implica conhecer de novo alguém e isso dá uma trabalheira Smile E ao fim dos tempos tb começa a dar complicações. Portanto, essa fase já passou mas o mundo está cheio de outras coisas para fazer que não disfrutámos enquanto andávamos ocupadas com paixões e casamentos e filhos e etc.
Eu estou profundamente convencida de que não sei nada. E é isso que faz com que tenha tantos doentes na privada. Porque como não tenho certezas preocupo-me mais e vejo-os dias seguidos para ter a certeza e as mães gostam desse cuidado.
Eu gosto destas frases mas olha outro dia li umas frases do confúcio sobre as mulheres que me fizeram deixar de gostar dele.

Bjs

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da Zib

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:43 pm

Ok, "tio" Colau. Vejo que pensamos/sentimos o mesmo. Vamos então procurar essas frases do Confucio sobre as mulheres. Na minha procura de ontem não encontrei mais do que aqui publiquei, mas continuarei, e espero que tu ou outro co-Bastos, também procurem! A Reb vai ficar contente!

28 de Fevereiro de 2008 6:32

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:44 pm

Uauuuu!!!! Isto aqui há material de sobra pra reflectirmos e conversarmos. Agora não tenho mto tempo pra pegar em algumas frases que gostaria que comentássemos juntos, mas logo à noite espero ter.
Começo por dizer que penso que esta 2ª idade é mto rica e me parece ( sobretudo dp do livro que li e de que vos falei) que se trata de inúmeros factores e que todos são importantes. Se as hormonas são tão importantes no comportamento do adolescente, pq não serão tb noutra fase de grande modificação hormonal?
Mas a verdade é que, seja pq os filhos crescem, seja pq os estrogenios e a progesterona não estão iguais ao que eram há 20 anos, seja pq um ser vivo amadurece, simplesmente pq está vivo, todos sentimos uma energia renovada e uma grande vontade de aprender. Eu tb ando a devorar livros, o que me dá mais prazer é aprender....e em várias áreas.
Mas não sinto que o meu coração se fechou ao amor, só sinto que, uma nova relação que venha a ter, terá que ser mto diferente, pq eu já não abdico da minha liberdade. Tenho imenso prazer em passar algum tempo só comigo, pensando, ou lendo, ou fazendo ginástica ( este é um prazer que descobri tarde, mas que se tornou indispensável). Um homem que aparecesse na minha vida nesta fase, teria que ser capaz de aceitar isto. Será que existe algum homem assim?
Mas não tenho dúvidas que o prazer maior da vida vem de partilhar. Os prazeres solitários são mto importantes mas não substituem o "encontro de 2 almas". O que acho é que não é a única coisa boa da vida, e que se não existe um amor desses, já não entramos em carência total.
Logo voltarei pra me dedicar ao confúicio Smile
então o gajo diz mal das mulheres? Bem, naquele tempo eles não deviam perceber nada de mulheres, não é? Smile
beijos
inté***

28 de Fevereiro de 2008 6:35

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da maggie

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:44 pm

Só se nos outorgará a liberdade exterior na medida exacta em que tivermos sabido, num momento determinado, desenvolver a nossa liberdade interior.
Mahatma Gandhi (1869-1948) Político e pensador indiano.


Quando se começa a viver seriamente por dentro, começa-se a viver mais singelamente por fora.
Ernest Hemingway (1896-1961) Escritor norte americano.
estas foram as frases publicadas q mais me marcaram talvez porque estou numa fase de conhecimento interior, de vontade de me conhecer mais e mais e de estar bem cmg mesma...é, talvez uma fase diferente da vossa...se calhar já passaram por ela, não sei...mas sinto q agora estou mais confortável comigo mesma, q estou a chegar a uma fase mais estável interiormente, será o acabar da adolescência e o entrar na vida adulta?ainda não me considero uma adulta, faltam-me muitas coisas para o ser...mas a nível de mentalidade, será?não sei...só sei que fico comovida com coisas q vou descobrindo e analisando sobre mim mesma...e gosto:) agr n tou mt inspirada pra mais mas logo a noite volto a escrever aqui!beijinhos, um dia publicamos isto num livro!=P*

28 de Fevereiro de 2008 9:03

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da tia colau

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:44 pm

Maggie, se eu me tivesse ouvido a mim própria na tua idade, tudo tinha sido diferente! Passei a vida a ouvir os outros (mais os homens) e a tentar adaptar-me a eles e depois percebia que aquilo não era eu e pimba, tchau aí, acabou-se tudo.
A Filipa é como tu, amadureceu antes de amar, e talvez isso seja muito vantajoso nas relações.
Bjs

28 de Fevereiro de 2008 13:15

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:45 pm

Cá estou eu outra vez Smile
Sabem qual acho a grande mais-valia deste blog? É pertencer a pessoas de 3 gerações!! Adorava que os mais jovens bem como as nossas 2 matriarcas se manifestassem mais.
Pego nas frases da maggie que tb são das minhas eleitas.
Aprender é integrar, certo?
Há fases da vida em que estamos mais disponíveis para integrar conhecimentos do que outras. A vida de uma pessoa é uma "viagem" por este planeta, e não há dúvida que essa viagem, estimulada pelas experiências que se vai tendo, é sobretudo uma viagem interior. Nascemos sozinhos e morreremos sozinhos mas com um património de "COISAS" que fomos integrando. Liberdade interior? Sim, sem dúvida! Ouvir a voz de dentro para poder compreender o mundo de fora!
É giro verificar que este processo começa mto cedo e se prolonga por toda a vida. HÁ pessoas mais introspectivas que outras ( a maggie é uma delas)mas todos nos lembramos de, desde mto cedo, termos pensado sobre quem eramos, o que estavamos cá a fazer, etc.
A filosofia é a arte de pensar para poder evoluir e sempre houve filósofos desde os tempos mais remotos.
Gostamos tanto de ler, pq nos faz pensar, sonhar, "viajar",...


E agora vou ao outro post da zib pra comentar mais pensamentos Smile

p.s. Acho que a este ritmo o nosso blog vai ficar "saturado"
A maggie diz que não sabe transformar o blog em forum. O tio colau, se cá vier um dia, podia tentar fazer isso...não dá? Smile

28 de Fevereiro de 2008 13:29

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da maggie

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:45 pm

bem, eu não vou dizer q n tive experiencias de amor, sera q foram?nao sei...mas tive alguns "momentos" e todos esses momentos ficaram cá dentro e fizeram-me crescer, todas as desilusões fizeram-me olhar o mundo de maneira menos ingénua, menos altruísta, mais egoísta...
é saudável sermos egoístas, aprendemos a defender-nos...porém as desilusões tb têm um lado negativo, então, dps dessas desiluões, ficamos a achar q tds são iguais...é verdade?não, não é, mas é um estado defensivo...
penso q é normal...
quanto ao pensar, sim, eu adoro pensar, acho q já devem ter reparado, lol...mas num curso de psicologia tb n tenho outra obrigação...lol, se n gostasse de pensar estava mt mal:) "tio" colau, tds nos temos experiencias diferentes de vida o q n implica q n sejam tdas valiosas, e são, e as da nossa família são todas grandes histórias de vida!davam todas um livro:) beijinhos!

28 de Fevereiro de 2008 13:40

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:46 pm

Maggie, é verdade, para algumas pessoas é necessário aprender a ser saudavelmente egoistas. Como dizes, é uma questão de defesa.
Outros devem aprender a ser mais altruístas Smile
Se as dores nos fazem crescer no bom sentido, tudo bem. Eu acho que o único problema é qdo nos tornam ressabiados e descrentes ( todos conhecemos algumas pessoas que são exemplo disso).
Ma que há pedras no caminho, claro que as há, e mtas e durantre toda a vida, só que me parece que, com a nossa sabedoria as vamos conseguindo desviar do caminho sem que nos atinjam de uma forma brutal.

28 de Fevereiro de 2008 14:04

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da Zib

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:46 pm

Se a tio Colau acha que o Confúcio dizia mal das mulheres, porque dizem que disse:
"Tal é a estupidez do carácter da mulher, que em todas as questões debe desconfiar de si própria e obedecer ao marido”
"Es ley natural que la mujer esté sometida al marido
Mas Confucio viveu 500 a.C. e como diz a Reb, na época em que viveu as mulheres na China (e não só, claro), eram tratadas e reconhecidas como seres inferiores. E mesmo os sábios não tinham a lucidez suficiente para ultrapassar essas convenções sociais. Acho que agora nos custa entender como podiam pensar assim, mas basta ler o que escreveram outros contemporâneos filósofos, escritores e líderes religiosos e políticos de diferentes épocas e culturas:
"Não corresponde a uma mulher decidir nada por si própria, porque está submetida à regra das Três Obediências. Quando é jovem que obedecer sempre aos seus pais; Quando está casada tem que obedecer ao marido; quando é viúva tem que obedecer ao seu filho."
Mencio, filósofo chinês
"A esposa não deve ter sentimentos próprios, e deve acompanhar o marido nos estados de ânimo deste, quer sejam sérios ou alegres, pensativos ou brincalhões".
Plutarco (ca. 110 d.C)
"Se surpreenderes a tu esposa em adultério, podes matá-la impunemente sem julgamento; mas se tu cometeres adultério ou actos indecentes, ela não deve atrever-se a pôr-te um dedo encima, nem sequer a lei o permite."
Marco Catón (ca. 200 a.C)
"Qualquer mulher se deveria sentir envergonhada ao pensar que é uma mulher."
San Clemente de Alejandría (ca. 190 d.C)
"A primeira e mais importante qualidade de uma mulher é a doçura (...) Deve aprender a submeter-se sem se queixar do tratamento injusto e as ofensas do seu marido."
Jean-Jaques Rousseau, (1762)
Uffffffffffffffff! Imaginam-se a viver naqueles tempos?
E que tal o Rousseau, filósofo, ilustrado, ideólogo da Revolução Francesa, pensador radical e revolucionário, e também autor da frase “O homem nasce livre, mas em todos os lados está encadeado”….
No comments!

28 de Fevereiro de 2008 14:45

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da Zib

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:46 pm

Realmente o melhor deste fórum deveria ser o pertencer a 3 gerações, mas pelo que estou a ver, praticamente só uma intervém a sério, embora a outra, a da Maggie, é uma pena não alinharem os restantes para ampliarmos o seu contributo, mas com ela está realmente optimamente representada. Porque com a sua persistência e continuidade, ela tem demonstrado uma maturidade admirável para aguentar, com naturalidade, a pedalada dos mais velhos. Parabéns, Maggie. Continua a regalar-nos com os teus sinceros e “maduros” comentários, porque é um prazer ler-te. E como escreves e te expressas tão bem, talvez sejas tu a provável escritora do livro que propões que saia deste fórum. Pensa nisso!

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da Zib

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:47 pm

Voltando aos comentários dos comentários, por hoje só 2 coisas (que já é muito tarde!): a fase da menopausa é realmente uma nova fase, condicionada por hormonas (ou falta delas), que fisicamente te transforma, mas penso que o sindroma do ninho vazio, as vivências e conhecimentos “integrados” como diz a Reb são igualmente responsáveis por todas estas “mudanças” que “revolvem” a nossa vida, a nossa identidade, esta avidez pelo conhecimento, pela liberdade ansiada durante anos de absorvente educação das “crias” e, como diz a Reb, também penso que esta fase não deve ser uma renúncia total ao amor, só uma predisposição diferente, sem essa necessidade indomável de acasalar. Finalmente não temos ataduras e as ânsias de liberdade afloram. Já não comanda o instinto de sobrevivência da espécie e a procriação já não é a finalidade duma possível relação. Concordo que um parceiro nesta fase deve ser apenas um companheiro que consiga preencher os possíveis momentos de solidão, de ânsias de carinho, de companhia em certos momentos… porque penso que em nenhuma fase da vida os miminhos sobram. Mas aguentar um parceiro diariamente sob o mesmo tecto, concordo que já não dá. E como diz a Reb, onde estão os homens interessantes que aguentem a nossa pedalada e aceitem uma relação deste tipo, em que a preservação da nossa liberdade está em primeiro lugar? Como li algures num desses mails que me vão passando aos milhares, os homens inteligentes e carinhosos, ou estão casados ou são gays!
Mas como diz o ditado, “mais vale estar sozinho que mal acompanhado”. Portanto por agora, prefiro continuar a viver a vida à minha maneira, sem condicionantes, e aproveitar esta liberdade para fazer o que me dá mais prazer, acumulando conhecimentos, desfrutando das “crias”, escrevendo neste blog e, se por algum milagre, aparecer algum parceiro capaz de respeitar o que sou e quero manter, e conseguir dar-me alguns miminhos…..

28 de Fevereiro de 2008 15:30

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da maggie

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:47 pm

muito obrigado zib, um livro é já um projecto meu mas penso q tenho q atingir mais maturidade para tal!agora, aconselho-vos a ler o meu ultimo post:"o motivo dos insultos sem qualquer motivo", no meu blog...gostei muito de o escrever e gostava q comentassem!!beijinhos!!os da minha geração, neste momento, estão preocupados no marranço, nas gaijas e nos copos!!hehe, eu tb me preocupo c isso td!!mas prometo continuar a vir cá enfrentar a pedalada dos mais velhos!!Smile beijinhos!

29 de Fevereiro de 2008 4:23

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da maggie

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:48 pm

no meu caso n sao as gaijas mas sim os gaijos...hihihii!neste momento tou cm vcs...tb quero distancia!!heheh...eles q se pelem e se lixem com as namoradinhas!!heheh=P

29 de Fevereiro de 2008 4:24

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:48 pm

Ai, não me falem de miminhos Smile)
Hmmmm, é o melhor da vida Smile
Enqto não aparece o príncipe encantado um pouco cota mas ainda charmoso e inteligente, vamos saboreando os outros prazeres, sendo que, para mim, um deles é ler grandes romances e emocionar-me com o amor entre as personagens:)
A propósito, se descobrirem livros da Angela Becerra, não hesitem, comprem-nos e acreditam que os vão devorar. É uma colombiana que penso viver em barcelona ( ouviste, zib?)
Qto aos jovens bastos, tb tenho pena que não dilaoguem connosco. Acreditem que nós estamos prontas tb para aprender convosco! Sei que têm pouco tempo. A Maggie tem tido tempo pq teve o mês de fevereiro de férias da uni. Provavelmente, a partir da próxima semana, não vai conseguir manter este ritmo.
Sinto tb mta falta de aprender com as 2 mais velhas. Já viveram tantas coisas, devem ter uma visão diferente da nossa. E elas são 2 pessoas especiais, ainda cheias de energias e que não se conformam em viver só de memórias...
E as frases do confucio e de outros filósofos....voltamos a elas ou não ? Smile

29 de Fevereiro de 2008 6:39

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:48 pm

As frases dos filósofos antigos sobre as mulheres são arrepiantes!! Smile
Já viram o que tem sido a emancipação das mulheres ao longo da história? Se se lembrarem que, aqui no ocidente, há cerca de 100 anos as mulheres não podiam votar!!
E as primeiras que se manifestaram contra essa lei que dizia que não tinham inteligencia pra tomar decisões fora do lar, foram presas e torturadas!!! ( as cebebres SUFRAGISTAS) ...
É por isso que acredito que é possível mudar e que o mundo muda tanto como cada um de nós vai mudando....só que a um ritmo mais lento!
THERE´S NOTHING FALSE ABOUT HOPE! ( OBAMA)

29 de Fevereiro de 2008 6:49

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da Zib

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:49 pm

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008
Mais frases de CONFUCIO

Aqui está mais material para comentar:

- Aprender sem reflectir é mal gastar energia.

- Estuda o passado se queres prognosticar o futuro.

- A ignorância é a noite da mente, mas sem lua nem estrelas.

- A natureza faz com que os homens nos pareçamos uns aos outros e nos juntemos; a educação faz com que sejamos diferentes e nos afastemos.

- Os homens distinguem-se menos pelas suas qualidades naturais que pela cultura que eles próprios se proporcionam. Os únicos que não mudam são os sábios de primeira ordem e os completamente idiotas.

- Não pretendas apagar o fogo com um incêndio nem remediar com água uma inundação.

- Aprender sem pensar é inútil: Pensar sem aprender é perigoso.

- Não rectificar um erro cometido, é cometer outro erro.

- A vingança eterniza os ódios.

- Quem pretenda felicidade e sabedoria constantes, deverá acomodar-se a mudanças frequentes.

-Não enganes o teu coração com palavras inúteis que só demonstrariam a escassez da tua inteligência.

Publicada por ZIB em Quarta-feira, Fevereiro 27, 2008

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da tia colau

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:50 pm

eh pá já não encontro o mail do confucio em que tinha citações sobre as mulheres Sad

28 de Fevereiro de 2008 13:40

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:50 pm

Este blog vai tornar-nos mto mais inteligentes, não acham? Smile)
São tantas as frases para comentar e todas tão "ricas" que acho melhor deixarmos de trabalhar para passarmos os dias a meditar on line Smile

Deste post escolho 3.
A 1ª : "estuda o passado se queres prognosticar o futuro"
Estou absolutamente de acordo!! Naõ só no que se refere à nossa vida pessoal como à história da humanidade. Aliás, em épocas políticas mais negativas, agarro-me sempre a esta certeza: "todo o mundo é feito de mudanças" e , aqui e ali, qdo tudo parece negativo, surgem vozes, movimentos a apontar para uma mudança ( o obama é um exemplo disso).
Se voltasse a estudar,uma das coisas que gostaria de saber mais era de história.. Só conseguimos compreender a fase altamente tecnológica em que estamos, se compreendermos a grande evolução da humanidade dp da revolução insdustrial e, so compreendemos essa revolução, se conhecermos a vida antes disso, nos campos. E tantas coisas mais....e a história dos povos africanos? e dos índios? e dos orientais?'
Tanta coisa para aprender e uma vida tão curta Smile))
Qto á nossa história pessoal, sim , é fascinante tb. Qtas voltas damos a nós mesmos e ao "mundo" numa vida. Qtas fases, cair, levantar e seguir, aprender, recuar, voltar a avançar...medo, confiança, agitação, harmonia, turbulência, paz.....
e lembrar como já se foi e como se é agora e continuar a gostar deste desafio que é estar vivo e atento Smile

fico-me pela 1ª frase Smile senão não faço mais nada hoje Smile escrevam, escrevam bués Smile
Gosto de vos ler Smile
bjs

28 de Fevereiro de 2008 13:52

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:51 pm

Ontem disse-vos que destaquei 3 frases para comentar. Acabei por só comentar uma.
Hoje escolho outra: "Aprender sem pensar é inútil. Pensar sem aprender é perigoso"
Como é que estes sábios conseguem condensar em 2 linhas uma verdade tão grande!!
Sim, aprender sem pensar é memorizar apenas. Naõ é integrar!
Aprende-se quando alguma coisa do exterior entra dentro de nós e é convertida pelos nosso recursos internos numa nova aprendizagem.
Pensar sem aprender é entrar em "circuito fechado", ser dominado por pensamentos circulares, obsessivos e nunca chegar a lado nenhum. São os tais "pensamentos parasitas", inúteis e desgastantes...

29 de Fevereiro de 2008 11:08

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Da reb

Mensagem  Admin Sáb Mar 01, 2008 1:53 pm

Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008
overdose de confúcio Smile

A mãe diz que está farta de ler frases do confúcio e que quer mas é comentar outras coisas Smile

Ela vai muito mais ao cinema do que nós, por isso desfio-a a falar de um filme que tenha visto recentemente e que nos aconselhe!
É que a mater-familiae já sabe escrever no blog Smile
Bué enxuta Wink
Força!

Publicada por reb em Sexta-feira, Fevereiro 29, 2008

Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/03/2008

https://bastosforum.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos de filósofos chineses by reb Empty Re: Textos de filósofos chineses by reb

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos